...

...

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O que o meu bebé vai ser capaz de fazer mês a mês



Ao fazer este testo fui comprando o que estava a escrever com o que vejo no meu dia a dia com as crianças, e é engraçado como o que li aqui se reflecte nas atitudes dos bebés :D Deiah

1º mês
Começa a ter reflexos como o de agarrar e chupar e começa a fazer movimentos bruscos como o abrir as mãos face a ruídos. A cabeça é muito pesada e cai se não estiver apoiada.  Aprende  a regular o sono e a alimentação. Acompanha a pessoa com o olhar e distingue caras conhecidas das desconhecidas.
A face da mãe é o que mais o encanta, desde as primeiras horas que consegue imitar caretas.


2º mês
O bebé já mantém a cabeça erguida, descobre as mãos, e distingue o vermelho do verde. Começa a observar a relação entre o que as mãos fazem, os olhos vêem, e os ouvidos ouvem. Sorri e vocaliza quando lhe sorriem

3º mês
Neste mês as pernas do bebé estão mais esticadas e firmes, segura a cabeça com firmeza, observa as mãos e distingue o azul.
Os olhos seguem os objectos, reconhece o rosto, o cheiro e a voz da mãe.

4º mês
 Já consegue virar-se de lado e de costas, controla as mãos e os pés, segura a cabeça, gosta que o agarrem em pé e distingue as cores primárias, consegue focar o objecto a qualquer distancia.Explora tudo com a boca e com os olhos. Consegue garrar os objectos.

5º mês
De barriga para baixo o bebé ergue o corpo apoiado nas mãos, rola, distrai-se com os pés e as mãos, controla a cabeça, e distingue as cores.

6º mês
Quando completa o sexto mês o bebé já rola nas duas direcções, apoia-se nos antebraços, rasteja e senta-se com ajuda. é neste mês geralmente que surgem os primeiros dentes.
Participa nas conversas e compreende o não e o adeus

7º mês
Senta-se sozinho, leva o pé à boca e bate na mesa com os brinquedos.
Encontra objectos parcialmente escondidos e  mostra vontade de comer sozinho. Responde ao seu nome.

8º mês
Tenta deslocar-se rastejando, balança para trás e para a frente. Interessa-se por jogos, e adora atirar objectos ao chão e brincar ao atira e apanha.
Percebe o "não" e diz mamã e papá.

9º mês
Começa a gatinha .Ri-se no momento certo, aponta para as coisas. Pode ter dificuldade no sono e na alimentação.
Volta-se quando o chamam

10º mês
Começa a por-se em pé agarrando-se a tudo, mesas, cadeiras etc. Quando está sentado nunca está quieto rodando para os lados. Habitua-se à rotina como, dizer adeus, levantar o pé apara calçar o sapato. Sabe o que vai acontecer quando bate com um objecto no chão ou o deixa cair. Pode dizer a primeira palavra.                                                                                                                                                  

 11º mês
Já se desloca lindamente e já consegue levantar por instantes um pé quando está em pé. Bate palmas e atira coisas ao chão, procura-as e pede que lhas dêem. Diz a primeira palavra compreensível para os pais. 

 12º mês
Já caminha com ou sem apoio. Afasta-se e aproxima-se e puxa brinquedos por um fio. Compreende cada dia mais palavras diz duas ou três e é capaz de fazer riscos com um lápis. Faz tudo para os pais se rirem, repetindo as gracinhas, ri muito do que fz rir os outros, diz que não com a cabeça e gosta de imitar as pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário