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Bebés e Crianças



                                                                                             

Adoro crianças e tudo o que esteja relacionado com elas....adoro o trabalho que faço porque estou com elas o dias todo e tenho orgulho no que aprendo todos os dias e no que elas me ensinam, cada vez estou mais orgulhosa do trabalho que faço e quero continuar sempre a fazer isto.
Gosto de ler todo o tipo de revistas e livros que fale sobre crianças....
Aqui estão alguns dos livros e revistas que leio....


A dentição de leite

Aos seis meses nascem os primeiros dentes do bebé, os incisivos centrais inferiores seguidos pelos centrais superiores laterais inferiores e laterais superiores com um intervalo mais ou menos de dois meses.
Aos 15 meses nascem os primeiros molares de cima e de baixo e aos 18 meses os dentes caninos de cima e de baixo. Os segundos molares são os últimos dentes a nascer aos 24-30 meses. Com três anos de idade a dentição de leite deverá estar completa , claro que estes exemplos variam de criança para criança pois cada criança é um ser individual e inigualável.
Quando o seu filho completar o sexto mês já pode realizar a limpeza da cavidade oral com a ponta de uma fralda ou gaze humedecida em água esterilizada.


                                                                                            


Que cuidados devo ter com a pele do meu bebé?

O banho do bebé
O banho de um recém-nascido não deve ser muito demorado( menos de 5 minutos) e deve ser dado só com água a uma temperatura de 37ºC. Devem evitar-se as esponjas, pelo risco de contaminação bacteriana. Não esfregue  pele do bebé, limpe-a suavemente, e nas zonas onde acumulam mais sujidade, as quais o umbigo, e as pregas. Evite os cotonetes e aplique um creme gordo hidratante por todo o corpo.
Até fazer um ano o bebé não deve tomar banhos que durem mais de 5 minutos pois pode macerar a pele do bebé.

A frequência da troca das fraldas
É importante mudar a fralda se possível depois da criança fazer “cocó” ou “xixi”
A utilização do pó de talco deve ser evitada pelo risco de inalação e consequente toxicidade.




       


                                                              


"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?
(Ernest Hemingway)"



Bébés (fotos)
Nomes para o bebé
bebes
Nestlé
Cursos de preparação para maternidade e paternidade




ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO       SEGUNDO PIAGET



A atividade intelectual da criança é de   natureza sensorial motora.
A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos. Sua ação é direta sobre eles. Essas atividades serão o fundamento da atividade intelectual futura.
A estimulação ambiental deve ser principalmente de natureza sensorial (visão, audição, tato, paladar, olfato) e motora (movimentos com o corpo). Os estímulos do ambiente  interferirá na passagem de um estágio para o outro.
A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Exemplos:
O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
 




                                                     


Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica . Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor).
A criança deste estágio:


  • É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
  • Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
  • Já pode agir por simulação, "como se". 
  • Possui percepção global sem discriminar detalhes.
  • Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Exemplos:
Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

                                              

                                             



                                                 

A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).

Exemplos:
despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.



                                  



A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todoas as classes de problemas.

Exemplos:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
Oliveirinha da Serra
O Barquinho
Loja do mestre André
Os olhos da Marianita
Josézito
O pretinho Barnabé
Pintinho Amarelinho
O sapo


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"Stop aos Andarilhos"





"Os andarilhos não só são o artigo de puericultura que mais acidentes domésticos causa como atrasam o momento em que as crianças começam efectivamente a andar. E tudo porque, ao limitar os movimentos do bebé, sustentando a zona da bacia, o andarilho não lhe permite desenvolver o sentido de equilibrio e o fortalecimento dos músculos das pernas. ( retirado da revista Pais & Filhos )


O que é doença de crupe?


"Dificuldade respiratória provocada por infecção, inflamação e inchaço das vias respiratórias superiores (laringe, traquéia e brônquios).

O crupe é caracterizado por tosse que se assemelha ao latido do cachorro (às vezes descrita como uma tosse rouca, ou como tosse semelhante ao ruído produzido pelas focas), rouquidão (laringite) e sons pulmonares agudos durante a inspiração (estridor). Também há dificuldade respiratória progressiva.

Causas, incidências e fatores de risco:
Geralmente, o crupe é provocado por infecção viral (vírus da parainfluenza, vírus sincicial respiratório (RSV) e vírus A e B da gripe), normalmente presente no ar ao redor de pessoas contaminadas. Uma infecção bacteriana que provoca crupe é normalmente causada pelo Haemophilus influenza (infecção da epiglote que pode ser fatal). O crupe também pode ser causado por alergias, trauma ou corpo estranho (brinquedos, amendoim e outros objetos pequenos) nas vias respiratórias. O crupe é mais comum em crianças entre 6 meses e 3 anos de idade.

A tão conhecida tosse de cachorro e a respiração ruidosa (estridor) são provocadas pelo inchaço das vias respiratórias superiores (laringe, traquéia e brônquios). A respiração da criança torna-se difícil, havendo necessidade maior de esforço físico. A criança pode encontrar-se cansada fisicamente, mas não consegue descansar em virtude do aumento do esforço respiratório.

A criança pode estar inquieta, apresentar febre e fazer muito esforço para conseguir respirar. O esforço respiratório pode ser evidenciado pela dilatação das narinas durante a inspiração (batimentos das asas do nariz), uso excessivo da musculatura do peito e pescoço e pela recusa em se deitar, descansar, comer ou beber. Em casos graves, os lábios e dedos das crianças podem ficar azulados (cianose), indicando fornecimento insuficiente de oxigênio.

Sintomas:

dificuldade respiratória
tosse de cachorro e espasmódica
ruídos agudos durante a inspiração (estridor)
respiração rápida
coloração azulada da pele, provocada pela redução de fornecimento de oxigênio
uso excessivo da musculatura do peito e pescoço (retrações intercostais)
Sinais e exames:
O exame físico demonstra retrações do peito durante a respiração. A auscultação do peito com um estetoscópio (auscultação dos sons pulmonares), revela prolongamento da inspiração e da expiração, roncos e sibilos e redução dos sons pulmonares. A inspeção da garganta pode revelar rubor na epiglote. Um raio X do pescoço pode revelar a presença de um corpo estranho ou estenose da traquéia.

Tratamento:
A doença branda pode ser tratada em casa com medidas de suporte. Os pais devem manter-se calmos, pois isso também acalmará a criança. Deve ser providenciado ar umidificado morno ou fresco. Deve-se ligar o chuveiro para que seja formado vapor morno. A criança deve permanecer no banheiro durante 20 minutos (não coloque a criança no chuveiro). Normalmente, levar a criança para fora, para tomar ar frio, ajuda a aliviar os sintomas.

O crupe causado por corpo estranho pode ser eliminado por meio da visualização direta da laringe, com um laringoscópio, e remoção com um instrumento. ESSA REMOÇÃO DEVE SER FEITA APENAS POR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE TREINADO!

A doença mais grave exige hospitalização. O aumento ou persistência da dificuldade respiratória, fadiga, coloração azulada da pele ou desidratação indicam a necessidade de assistência médica ou hospitalização. Oxigênio e umidade podem ser fornecidos por uma tenda de oxigênio colocada sobre o berço. Se houver infecção bacteriana, deve-se administrar antibióticos.

Se a obstrução das vias respiratórias aumentar, é necessária a intubação do paciente (colocação de uma sonda, pela boca ou nariz, que passa pela laringe e mantém a passagem de ar até os pulmões). Deve-se administrar fluidos intravenosos se ocorrer desidratação. Em alguns casos, são prescritos corticóides.

Expectativas (prognóstico):
O crupe viral costuma desaparecer em 3 a 7 dias. O prognóstico do crupe bacteriano é bom se o paciente for tratado rapidamente. Se a obstrução das vias respiratórias não for tratada rapidamente, pode haver angústia respiratória (dificuldade respiratória grave) e parada respiratória. "


Convulsões febris



Crosta Láctea 



A crosta láctea aparece, na maioria das vezes, nas primeiras 2-8 semanas de vida e habitualmente desaparece por volta dos 7-8 meses.

A crosta láctea aparece vulgarmente no bebé e caracteriza-se pelo aparecimento de escamas oleosas, amareladas e pequenas elevações, eritemato-descamativas, húmidas e não pruriginosas (não causam comichão) no couro cabeludo e, mais raramente, nas sobrancelhas e pestanas, causada pela atividade excessiva das glândulas sebáceas. Quando o óleo produzido pelas glândulas seca e se transforma em flocos, obstruindo os ductos, origina que estas secretem ainda mais óleo na tentativa de desobstruírem esses ductos. O resultado é o aparecimento de escamas mais amarelas e oleosas.

A crosta láctea também pode aparecer nas orelhas e rosto, dos lados do nariz, peito (em particular sobre o esterno e ao longo das dobras de pele), nádegas e outras partes do corpo onde existam glândulas sebáceas.

A crosta láctea aparece, na maioria das vezes, nas primeiras 2-8 semanas de vida e habitualmente desaparece por volta dos 7-8 meses.

Não está relacionada com a caspa dos adultos, nem se deve à falta de higiene com o bebé.

Uma vez que a crosta láctea agrava com a transpiração, o bebé deve ser mantido fresco e seco, devendo evitar-se o uso de gorros, quando este está protegido do frio, como em casa, no carro e/ou transportes públicos.

Após o início do tratamento deve aguardar-se pelo menos três dias para ver se produz efeito antes de se tentar um novo tratamento.

Na pele do rosto e corpo podem aplicar-se óleos emolientes específicos para o bebé ou óleo de amêndoas doces. No couro cabeludo, podem aplicar-se cerca de 30 minutos antes do banho, vaselina esterilizada ou óleo de amêndoas doces na crosta para depois se lavar com champô para bebés. Durante a lavagem da cabeça, pode escovar-se o cabelo com uma escova de pelos macios e aguardar entre um e dois minutos. Após o tempo decorrido, enxaguar com água morna e limpar suavemente com uma toalha.

Após o banho, tente retirar suavemente as crostas soltas com um pente para bebés, mas nunca com os dedos, pois pode provocar lesões e posteriormente uma infeção.
Se com este tratamento convencional não observar melhorias no seu bebé ou se se aperceber que existem áreas do couro cabeludo muito vermelhas e quentes (com sinais de infeção), deve recorrer ao seu médico assistente para que o bebé seja observado e orientado o seu tratamento.


"Sandra Costa, com a colaboração de Íris Maia, pediatra do Hospital de Braga"









O dia-a-dia de uma criança 


Com 5 meses

  • tamanho da fralda 3 (4-10kg)
  • bebe um biberon 210 ml (7h30)
  • dorme a sesta de manhã
  • almoça soupa com frango e fruta cozida (12h10)
  • dorme a sesta (12h20-14h00)
  • ao lanche bebe um biberon 210 ml

Com 7 meses
  • tamanho da fralda 3 (4-10kg)
  • bebe um biberon 240 ml (6h30)
  • bebe um biberon 210 ml (9h30)
  • almoça papa cerelac ou soupa com carne picada (11h30)
  • dorme a sesta(12h00-12h20)
  • ao lanche bebe biberon 210 ml ou cerelac ou iogurte com fruta cozida
  • dorme a sesta (16h30-17h30)
Com 8 meses

  • Almoça soupa , arroz e carne ou peixe ( sólidos) e fruta passada
  • dorme a sesta
  • lancha iogurte com bolacha maria picada e fruta cozida ou cerelac
  • começa a dar os primeiros passos 
  • dorme a sesta 












Com 9 meses
  • tamanho da fralda 4 (9-15kg)
  • almoça sopa com carne ou peixe e a fruta cozida(11h10)
  • dorme a sesta(11h45-12h30)
  • ao lanche come iogurte com fruta cozida(15h00) ou cerelac
*sem esquecer a brincadeira e os miminhos :D
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Bebegel

"O Bebegel® é um medicamento laxante, sob a forma de gel rectal, indicado na obstipação. O Bebegel® deverá ser aplicado de preferência sempre à mesma hora para a normalização do intestino. É fácil de utilizar pois basta retirar a tampa, apertar ligeiramente até sair o ar, introduzir a cânula no recto e pressionar o conteúdo do tubo.
Pode lubricar a cânula com um pouco do Bebegel para facilitar a introdução

As substâncias activas que constituem o Bebegel® são a Gelatina e a Glicerina.
O Bebegel® está indicado principalmente na obstipação. Está também indicado na preparação do tubo digestivo para intervenções cirúrgicas e exames radiológicos ao abdómen. O Bebegel® poderá ainda ser utilizado em situações em que seja necessário evitar esforços de defecção (hérnias) e nas grávidas e mães a amamentar para o tratamento da obstipação.

O Tratamento recomendado para os lactentes (1 a 12 meses de idade) é de 1 cânula por dia. Neste grupo etário o Bebegel® não deve ser utilizado mais de 3 dias seguidos sem aconselhamento médico.
O Tratamento recomendado para as crianças e adultos é de 1 a 2 cânulas por dia. Bebegel® não deve ser utilizado mais de 3 dias seguidos sem aconselhamento médico.

O Bebegel® está disponível em embalagens de 6 cânulas.

Para mais informações poderá contactar MEDA Pharma - Produtos Parmacêuticos, S.A
Bebegel® é um medicamento não sujeito a receita médica. Leia o folheto informativo e em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o seu Médico ou Farmacêutico."


Minhas fotos



 















Dormir em segurança 


"A síndrome da morte subida do lactente é um dos maiores receios dos recém-pais. Embora a sua origem seja ainda inexplicável, surge frequentemente  associada ao sono. A posição em que o bebé dorme é por isso determinante. Dados divulgados pela sociedade Portuguesa de Pediatria indicam que a opção mais segura consiste em deitar o bebé de costas em vez de dormir de lado ou de barriga para baixo( posição não recomendada). Estudos revelem que dormir de costas pode reduzir entre 20 a 67% da taxa de mortalidade, e ao contrário do que afirma a sabedoria popular não coloca em risco de esmagamento. Saiba mais em www.sapo.pt"




"Cada criança é um ser individual e inigualável"




Primeiros socorros em crianças



808 250 143-ANTI VENENOS
808 24 24 24 SAÚDE 24
800 202 651 SOS CRIANÇA

Após uma queimadura 
Se a queimadura for superficial, a pele aparece vermelha, quente ligeiramente inchada e dolorosa, no caso da queimadura profunda apresenta bolhas e causa muita dor.
Aconselha-se sempre a retirar de imediato as roupas do corpo e a arrefecer a queimadura com água.
No caso de uma queimadura leve como uma pinga de café deve aplicar-se um creme hidratante ou clara de ovo. ( nunca coloque manteiga na queimadura)