...

...

sábado, 1 de outubro de 2011

O que é doença de crupe?

"Dificuldade respiratória provocada por infecção, inflamação e inchaço das vias respiratórias superiores (laringe, traquéia e brônquios).

O crupe é caracterizado por tosse que se assemelha ao latido do cachorro (às vezes descrita como uma tosse rouca, ou como tosse semelhante ao ruído produzido pelas focas), rouquidão (laringite) e sons pulmonares agudos durante a inspiração (estridor). Também há dificuldade respiratória progressiva.

Causas, incidências e fatores de risco:
Geralmente, o crupe é provocado por infecção viral (vírus da parainfluenza, vírus sincicial respiratório (RSV) e vírus A e B da gripe), normalmente presente no ar ao redor de pessoas contaminadas. Uma infecção bacteriana que provoca crupe é normalmente causada pelo Haemophilus influenza (infecção da epiglote que pode ser fatal). O crupe também pode ser causado por alergias, trauma ou corpo estranho (brinquedos, amendoim e outros objetos pequenos) nas vias respiratórias. O crupe é mais comum em crianças entre 6 meses e 3 anos de idade.

A tão conhecida tosse de cachorro e a respiração ruidosa (estridor) são provocadas pelo inchaço das vias respiratórias superiores (laringe, traquéia e brônquios). A respiração da criança torna-se difícil, havendo necessidade maior de esforço físico. A criança pode encontrar-se cansada fisicamente, mas não consegue descansar em virtude do aumento do esforço respiratório.

A criança pode estar inquieta, apresentar febre e fazer muito esforço para conseguir respirar. O esforço respiratório pode ser evidenciado pela dilatação das narinas durante a inspiração (batimentos das asas do nariz), uso excessivo da musculatura do peito e pescoço e pela recusa em se deitar, descansar, comer ou beber. Em casos graves, os lábios e dedos das crianças podem ficar azulados (cianose), indicando fornecimento insuficiente de oxigênio.

Sintomas:

dificuldade respiratória
tosse de cachorro e espasmódica
ruídos agudos durante a inspiração (estridor)
respiração rápida
coloração azulada da pele, provocada pela redução de fornecimento de oxigênio
uso excessivo da musculatura do peito e pescoço (retrações intercostais)
Sinais e exames:
O exame físico demonstra retrações do peito durante a respiração. A auscultação do peito com um estetoscópio (auscultação dos sons pulmonares), revela prolongamento da inspiração e da expiração, roncos e sibilos e redução dos sons pulmonares. A inspeção da garganta pode revelar rubor na epiglote. Um raio X do pescoço pode revelar a presença de um corpo estranho ou estenose da traquéia.

Tratamento:
A doença branda pode ser tratada em casa com medidas de suporte. Os pais devem manter-se calmos, pois isso também acalmará a criança. Deve ser providenciado ar umidificado morno ou fresco. Deve-se ligar o chuveiro para que seja formado vapor morno. A criança deve permanecer no banheiro durante 20 minutos (não coloque a criança no chuveiro). Normalmente, levar a criança para fora, para tomar ar frio, ajuda a aliviar os sintomas.

O crupe causado por corpo estranho pode ser eliminado por meio da visualização direta da laringe, com um laringoscópio, e remoção com um instrumento. ESSA REMOÇÃO DEVE SER FEITA APENAS POR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE TREINADO!

A doença mais grave exige hospitalização. O aumento ou persistência da dificuldade respiratória, fadiga, coloração azulada da pele ou desidratação indicam a necessidade de assistência médica ou hospitalização. Oxigênio e umidade podem ser fornecidos por uma tenda de oxigênio colocada sobre o berço. Se houver infecção bacteriana, deve-se administrar antibióticos.

Se a obstrução das vias respiratórias aumentar, é necessária a intubação do paciente (colocação de uma sonda, pela boca ou nariz, que passa pela laringe e mantém a passagem de ar até os pulmões). Deve-se administrar fluidos intravenosos se ocorrer desidratação. Em alguns casos, são prescritos corticóides.

Expectativas (prognóstico):
O crupe viral costuma desaparecer em 3 a 7 dias. O prognóstico do crupe bacteriano é bom se o paciente for tratado rapidamente. Se a obstrução das vias respiratórias não for tratada rapidamente, pode haver angústia respiratória (dificuldade respiratória grave) e parada respiratória. "

Sem comentários:

Enviar um comentário